Segundo uma pesquisa feita pelo Ibope NetRatings, somos 79,9 milhões de
internautas tupiniquins, sendo o Brasil o 5º país mais conectado. De acordo com a
Fecomércio-RJ/Ipsos, o percentual de brasileiros conectados à internet aumentou
de 27% para 48%, entre 2007 e 2011. O principal local de acesso é a lan house
(31%), seguido da própria casa (27%) e da casa de parente de amigos, com 25%
(abril/2010). O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet.
Internautas ativos
Internautas ativos
46,3
milhões de usuários acessam regularmente a Internet. 38% das pessoas acessam à
web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três
vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet
semanalmente.
Segundo
Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope//NetRatings, o ritmo de crescimento da internet
brasileira é intenso. A entrada da classe C para o clube dos internautas deve
continuar a manter esse mesmo compasso forte de aumento no número de usuários
residenciais.
Tempo médio de
navegação
Desde
que esta métrica foi criada, o Brasil sempre obteve excelentes marcas, estando
constantemente na liderança mundial. Em julho de 2009, o tempo foi de 48 horas
e 26 minutos, considerando apenas a navegação em sites. O tempo sobe para
71h30m se considerar o uso de aplicativos on-line (MSN, Emule, Torrent, Skype etc. A última marca aferida foi de 69
horas por pessoa em julho de 2011.
Comércio
eletrônico
Em
2008 foram gastos R$ 8,2 bilhões em compras on-line. Em 2009, mesmo com
crise, foram gastos R$ 10,6 bilhões. 2010 fechou com R$ 14,8 bilhões, atingindo
1/3 de todas as vendas de varejo feitas no Brasil e em 2011 foram gastos R$ 18,7
bilhões. Ainda assim, apenas 20% dos internautas brasileiros fazem compras na
internet; aqueles que ainda não compram, não o fazem por não considerar a operação segura
(69%) ou porque não confiam na qualidade do produto (26%).
Publicidade
on-line
A
internet se tornou o terceiro veículo de maior
alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV. 87% dos internautas utilizam a rede
para pesquisar produtos e serviços]. Antes de comprar, 90%
dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em
opiniões expressas online.
A internet é capaz de oferecer condições para praticamente todas as pessoas, de acordo com os seus interesses, desenvolver sites nos quais possa divulgar o que achar necessário sem haver a necessidade de adquirir uma concessão por parte do governo.
ResponderExcluirSem dúvidas é decisivo a melhora da educação com uso de informática, pois o aluno esta tendo oportunidade de ver, ouvir e produzir ao mesmo tempo. Além de desenvolver o aluno em suas várias áreas, utilizada como recurso de educação é notório os resultados, pois o aluno se interessa pelo que diferente, ainda mais que ele é parte do processo de produção, pois está construindo seu conhecimento.
ResponderExcluir